sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Filosofia e Educação: Walter Kohan

O Professor Walter Omar Kohan concluiu o doutorado em Filosofia - Universidad Iberoamericana em 1996 e, entre 2005 e 2007 realizou pós-doutorado na Universidade de Paris VIII. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Prociência (UERJ/FAPERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC), vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação de ANPED e do GT “Filosofar e ensinar a filosofar” da ANPOF. Publicou mais de 50 trabalhos em periódicos especializados e anais de eventos em vários países. Possui mais de 30 capítulos ou livros publicados. Participou do desenvolvimento de 40 produtos tecnológicos e de mais de 100 eventos no Brasil e no exterior. É orientador de mestrado e doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação. Atualmente coordena projeto de pesquisa sobre as relações entre infância, educação, filosofia e política. Em suas atividades profissionais interagiu com 40 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Gerado pelo Sistema Interlattes CV-Resumé

Filosofia e Educação - Parte I

Estabelecendo uma oposição entre pensar e conhecer, o professor doutor Walter Kohan destaca a necessidade, da filosofia e da educação, de enfatizar mais o pensamento do que o conhecimento. Segundo ele, o conhecimento tem a sua relevância, mas é o pensamento que lhe parece algo mais próprio à educação, pois é quando pensamos que somos obrigados a colocar-nos em movimento e não quando conhecemos. O conhecimento estaria ligado mais à quietude, ao que está dado. Assim, é possível conhecer sem nem mesmo pensar. Ocorre que geralmente se conhece muitos dados, mas não se tem a capacidade de pensar e, para o professor Kohan, o nosso mundo exige-nos o pensamento. Filosofia e Educação - Parte II

O professor Walter Kohan é entrevistado pelos alunos José Cândido (graduando da UFMG) e Flávio Loque (mestrando da UFMG). Ele responde a questões sobre o papel da ignorância para o pensamento e para o ensino, e sobre a problematização ética da diferença entre conhecer e pensar. Filosofia e Educação - Parte III

Neste bloco, o professor Walter Kohan continua sendo entrevistado pelos alunos José Cândido (graduando da UFMG) e Flávio Loque (mestrando da UFMG). O professor responde a questões sobre o conceito de ecologia dos saberes (Boaventura de Sousa Santos) e sobre o lugar da universidade (o seu tipo de saber, seus sujeitos, etc.). Filosofia e Educação - Parte IV

Para finalizar, o professor fala sobre a concepção socrática do conhecimento (e da ignorância) e sua relação com a educação, os possíveis efeitos do retorno da filosofia ao ensino médio e sobre transdisciplinaridade e escola.

Fonte: Programa Logofonia

2 comentários:

Menina Virgem disse...

Esse professor aí fez doutorado em uma universidade meio fajuta. "Ibero americana", que isso?

Marise von disse...

Menina Virgem,

Não podemos olhar e julgar um fato isolado, temos que ver o conjunto. E também não quer dizer nada se a universidade onde o professor Walter Omar Kohan fez doutorado não for a melhor, tudo depende do aluno.
Temos que ver a pessoa, o seu trabalho e não os rótulos que não dizem nada. Prof. Walter é um excelente professor e
realizou pós-doutorado na Universidade de Paris VIII. Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Prociência (UERJ/FAPERJ).
Abraços,
Marise.

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